domingo, 28 de junho de 2020

Falando com Deus - Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino do Céus. Mt 16, 13-19

Celebramos hoje a festa de São Pedro e São Paulo, as duas Colunas sustentáculos da Igreja. Em Pedro temos a simbologia da Igreja Petrina, onde o Papa nos representa não só os Apóstolos, mas aquele que nos liga diretamente a Cristo. Enquanto Paulo nos é apresentado como aquele que leva a Palavra de Deus aos quatro cantos da terra, e em nome Dele nos apresenta o próprio Jesus, como exemplo de uma nova maneira de viver.


Essa festa remonta ao século IV, onde já se celebrava a festa de Pedro dentro dos muros e de Paulo fora dos muros de Roma e uma outra nas catacumbas onde provavelmente foram  escondidos os corpos deles por algum tempo. Nesta época já se tinha uma verdadeira devoção por estes dois que melhor retratam a Igreja Católica Apostólica Romana.


A celebração de hoje nos deve fazer compreender que, temos uma Igreja alicerçada e solidificada nos ensinamentos de Jesus Cristo, a qual chegou até nós por intermédio e derramamento do sangue de muitos mártires, que não esconderam a sua fé, e mais ainda, deram a própria vida como crença e testemunho daquilo que receberam de Cristo através dela ao longo da história.


E hoje os recebedores desta Graça de Cristo através da Igreja, somos nós que, inclusive  temos a obrigação de sermos os portadores desta mesma Graça, para que se perpetue neste mundo o novo modo de se viver a vida, que é o ser Cristão, ou seja, temos a obrigação de também, se for preciso dar a nossa vida por esta causa.


Portanto, deixemos de lado a passividade de apenas ouvir a Boa Nova de Cristo e passemos também a propagá-la entre os nossos, ainda que seja a uma única pessoa, mas que façamos como verdadeiros discípulos de Cristo, dando o nosso testemunho.