segunda-feira, 8 de junho de 2020

Falando com Deus - Bem-aventurados os pobres em espírito. Mt 5, 1-12

O que é a pobreza de espírito, o que é ser Bem-aventurado em espírito? Não seria a alegria do desapego a tudo e a todos, não seria o desprendimento do que é deste mundo, no sentido de não se desesperar com o sofrimento que se estar vivendo, e ter mais confiança neste Deus que nos dará com certeza a vida eterna? Ser pobre em espírito, além de tantas outras coisas, é principalmente viver esta vida terrena de sofrimento, crendo que a felicidade eterna não é uma utopia, mas uma verdade.


Jesus quando nos fala das Bem-aventuranças, ele verdadeiramente está nos dizendo para continuarmos firmes, para continuarmos a nossa labuta diária. Contudo, ele não diz para nos conformar com as dificuldades em que nos encontramos, ele não diz para simplesmente acharmos que está tudo bem e pronto, não mesmo. Na verdade, nós temos que continuarmos firmes na certeza da vitória, ainda que isso pareça distante e impossível


E para nós o que é ser Bem-aventurado? Ou melhor, será que acreditamos nas Bem-aventuranças, nesta promessa feita por Jesus? Será que entra dia e sai dia, entra ano e sai ano, e a gente não muda? Fazemos tudo do mesmo jeito, não lutamos para mudar as coisas, acreditando que tudo mudará do dia para a noite, sem fazermos nada, sem descruzar sequer os braços. O Bem-aventurado vai a luta, ele não age assim, e isso não por querer vencer na força, a qualquer preço, mas por ter a certeza de que a vitória é certa.