domingo, 7 de junho de 2020

Falando com Deus - Deus enviou se Filho mundo, para que o mundo seja salvo por ele! Jo 3, 16-18

Neste Domingo da Santíssima Trindade nos é apresentada a comunidade perfeita, apesar da mente humana ainda não ser capaz de a compreender em sua plenitude; hoje temos o perfeito exemplo de como viver em harmonia com o irmão; celebramos o Pai o Filho e o Espírito Santo. Nesta comunidade única, percebemos o quanto Deus é perfeito e o quanto ele nos quer semelhante a ele, a ponto de nos enviar o seu filho para morrer por nós. Deus nos quer iguais a ele, vivendo também em uma comunidade exatamente igual a dele. A celebração da Santíssima Trindade é especialmente a celebração do viver em harmonia na comunidade perfeita. 


No início só Deus era conhecido, mas, ele nos enviou o seu filho Jesus Cristo e com Advento dele, passamos a conhecer também o Espírito Santo e, aí ter uma pequena noção da comunidade perfeita, da Comunidade trinitária. E quando se diz pequena noção, é porque a nossa compreensão ainda não é capaz de entender completamente o Mistério da  Santíssima Trindade. E através de Cristo, Deus está nos enviando o seu amor e a maneira perfeita de vivermos em harmonia com o irmão, isto não é uma utopia é a pura realidade.


Hoje em dia, mais do que em outros tempos, o homem precisa viver em comunidade, mas existe um contraditório, pois, quanto mais o homem evolui materialmente, cientificamente, mais se isola, mais foge do convívio com o outro, do convívio em comunidade,e logicamente fica a desarmonia, fica a falta de amor, de compreensão para com o outro. Se por um lado encontramos mais facilidades para tentar viver o bem-estar pessoal, por outro lado encontramos mais dificuldades para estar com Deus. Portanto, não adianta conseguir tudo materialmente, pois, tudo isso é passageiro e não tem concretude, além de nos afastar cada vez mais do convívio com o outro. Infelizmente o exemplo da comunidade perfeita, que é a Trindade Santa, tem passado longe de nossas casas.


E o que fazer para não nos deixarmos cair na tentação das facilidades humanas de hoje, onde se é muito fácil contaminar-se pela falsa necessidade de se conseguir um bem-estar que não existe, um bem estar apenas aparente? Se por um lado temos facilidades materiais, por outro temos dificuldades humanas, dificuldades de viver até com nós mesmos. Esse novo jeito de viver tem nos levado ao puro individualismo, deixando a preocupação com o outro de lado. O que fazer certamente nós já sabemos, já temos o exemplo da comunidade perfeita, a Igreja nos à apresenta especialmente hoje, mas não só hoje. Ao longo do ano a comunidade perfeita também nos é mostrada em nossas celebrações. O que falta para que possamos viver em comunhão com o irmão, ou seja, seguir o exemplo da Santíssima Trindade é o nosso querer, apenas isso!