sábado, 6 de junho de 2020

Testemunho de Fé e Vida traz a história de Dom Jaime Vieira Rocha

Hoje trazemos a história de Dom Jaime Vieira Rocha


Família

Dom Jaime nasceu na cidade de Tangará, na Região Trairi do Estado do Rio Grande do Norte, no dia  30 de março de 1947, numa família de dez filhos, sendo ele o sétimo.

Seu pai, José Patrício Vieira de Melo, era agricultor e como fazia bem o seu trabalho, acabou assumindo a administração da Fazenda Cruzeiro localizada a 6 k da zona urbana da cidade; já sua mãe, Maria Nini Rocha, era do lar, onde exercia com muita alegria o seu papel principal de esposa e mãe, sendo exemplo de mulher que colabora com o marido para o bem estar da família.


Estudos Escolares

Estudou na Escola Isolada Elvira Lins até a terceira série do primário, quando foi para a vizinha cidade de Santa Cruz a convite do Pároco Monsenhor Ernesto, onde concluiu o estudo fundamental. Aos 14 anos foi enviado para o Seminário São Pedro em Natal; ali, ele concluiu o Ginásio e o Ensino Médio, já como Seminarista. Com a conclusão dos estudos escolares, prestou vestibular e entrou no curso de Sociologia Política da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 1968, sendo diplomado em 1971.


Estudos Eclesiásticos

Já em 1972, portanto, no ano seguinte a conclusão do curso superior, o até então seminarista Jaime Vieira Rocha, passa a residir na capital de São Paulo para cursar Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, este curso obviamente é uma das exigências em vista a ordenação. O curso foi concluído em 1974.


Ordenação

Com a conclusão da Teologia o Seminarista Jaime estava pronto para a Ordenação, a qual foi realizada pelo então Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Nivaldo Monte. Dom Jaime recebeu o Diaconato ainda em 1974 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na vizinha cidade de  Serra Caiada/RN. No ano seguinte, mais precisamente no dia 01 de fevereiro de 1975, foi ordenado Presbítero, também por Dom Nivaldo Monte; desta vez a ordenação se deu no Ginásio Poliesportivo do SESC, em Natal.


Missão

Recém-ordenado sacerdote foi designado para a Paróquia de São João Batista, no município de   Pendências/RN, onde foi pároco por 12 anos, permanecendo até 1987.

Neste período em que esteve à frente da Paróquia de Pendências, o Padre Jaime Vieira Rocha exerceu seu Ministério com ardor missionário, de quem estava ali para servir e não para ser servido. Participou e fundou muitos movimentos enquanto por lá esteve. Promoveu ações para melhorar as moradias das famílias locais, destacando-se na reforma das casas de taipas para casas de alvenaria. Quando da instalação da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, participou ativamente do Movimento de Transferência das Famílias da antiga cidade de São Rafael para a nova cidade de mesmo nome, que estava sendo construída, a qual abrigaria todos atingidos pela as águas da barragem. Também foi Secretário de Educação da cidade de Pendências colaborando diretamente com a alfabetização de muitas crianças, jovens e adultos.


Em 1987 é convidado pelo Arcebispo para assumir uma nova função, a de Reitor do Seminário São Pedro em Natal. Padre Jaime prontamente aceitou a missão a qual desempenhou até 1995.

Durante este período acumulou também as funções de coordenador arquidiocesano de CEBs, e participou como membro da Comissão Regional, também das CEBs; exerceu ainda a função de Vigário Episcopal para as pastorais sociais, além de Coordenador Arquidiocesano de Vocações e Ministérios e Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo o ECC.


Episcopado

Ainda como Reitor do Seminário de São Pedro, no dia 29 de novembro de 1995, recebeu o comunicado da Santa Sé Apostólica, no qual era nomeado Bispo Diocesano de Caicó. Sua ordenação realizou-se no dia 6 de janeiro do ano seguinte, ou seja, em 1996. A cerimônia foi realizada na Basílica de São Pedro, em Roma e o ordenante principal foi o então Papa, João Paulo II, hoje nos altares da Igreja como São João Paulo II.

Dom Jaime escolheu como lema episcopal a frase de São Paulo: “Scio cui credidi”, que quer dizer “Sei em quem acreditei”.


Tomou posse na Diocese de Caicó em 1996, permanecendo na Igreja Seridoense até 2005, quando no dia 16 de fevereiro deste mesmo ano, o Papa João Paulo II o nomeia Bispo Diocesano de Campina Grande, na Paraíba. Dom Jaime foi acolhido e tomou posse no dia 23 de abril de 2005. Já como Bispo Diocesano de Campina Grande, assume também a função de Administrador Apostólico da vacante Diocese de Guarabira, nas proximidades da Capital da Borborema, acumulando esta função por dois anos. Ainda neste período foi escolhido Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família e Vice-Presidente do Regional do Nordeste 2 da CNBB. No dia 21 de dezembro de 2011 foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Natal, pelo então Papa, Bento XVI.

Em 26 de fevereiro de 2012, ou seja, no ano seguinte, toma posse como 9º Bispo de Natal,  passando a ser o 6º Arcebispo Metropolitano da capital potiguar; a cerimônia de acolhida e posse foi  realizada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação em Natal..


Como Bispo, entre outras coisas, já exerceu a função de Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, no Regional Nordeste II da CNBB. Também participou do II Congresso Mundial para as Famílias, realizado no Rio de Janeiro em 1997, com a presença do então Papa, João Paulo II. Na ocasião Dom Jaime era o Bispo Referencial para as Famílias do Regional Nordeste II da CNBB. Participou ainda das negociações do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem de Oiticica, junto ao Governo do Estado do RN no ano de 2015. 

Atualmente, além de ser o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime, é o Bispo referencial para a Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste II da CNBB.

Ele escreve mensalmente para a Revista A Ordem da Arquidiocese de Natal, como também, mantém o Programa A Voz do Pastor, que vai ao ar de segunda a sábado na Rádio Rural de Natal.


Entrando em contato

Se você quiser entrar em contato com Dom Jaime, é só agendar uma visita no Gabinete do Bispo, que está aberto de segunda a sexta-feira no subsolo da Catedral de Natal, ou enviar um email para arcebispo@arquidiocesedenatal.org.br

org.br